O que é ser adolescente ?

cats

Hoje eu acordei cansada como todos os outros dias. Fui para escola e para minha surpresa, tive aula de filosofia. Tema? Adolescência. Por não ter ainda uma certa coragem para falar, guardei informações para mim, e por esta razão, estou aqui. 

As palavras não se contentam em me deixar quieta quando as guardo.

Quando somos crianças estamos o tempo inteiro dentro da bolha criada pelos nossos pais. Estamos tranquilos, vivendo um mundo que em nossa visão parece ter um grande sorriso pintado em sua face. Brinco que a adolescência é uma TPM com uma longa duração, onde nós ficamos com os nervos a flor da pele. Às vezes nossos estresses são justificados pelos nossos hormônios e até porque nós estamos crescendo. Mas, muitas vezes essas coisas acontecem porque estamos nos lidando com situações novas.

Quando somos crianças (começando novamente com a mesma iniciação) nos não recebemos tanta cobrança. No máximo a cobrança pedida pelo nossos pais no jardim, são coisas simples como não mentir e não andar de pé descalço – eu não aprendi isso, porque ando de pé descalço-. No jardim é tudo lindo, pois pensamos sempre para frente, no futuro imaginando que profissão nós seguiriamos. 

Mas quando somos adolescentes, a cobrança dos pais é sempre maior. Principalmente quando o assunto é profissão, pois antes pensávamos no futuro, só que o futuro é hoje. Independente que você escolha a carreira que seu pai quer que você siga ou não,  eles tem expectativas pra você e fizeram planos para você durante toda sua vida. Então é a fase adulta/jovem cada vez mais perto de nós e chega a nos assustar um pouco -assustar pra mim é piada, eu tenho é medo mesmo-. 

E justamente porque estamos lidando com tantas responsabilidades a mais do que quando eramos crianças, nós começamos a confrontar as coisas e passar por uma negação. É como se a adolescência fosse um curso para a vida. Onde os seus problemas começam a lhe confrontar e você fica sempre empurrando eles e dizendo ”deixa para depois”, só que o problema é que o ”depois” é agora. E infelizmente a gente tem que aprender a viver com eles.

Adolescência é o estágio da vida de negação. Quando nós eramos crianças a principais perguntas eram ”O que” ”Porque isso” ”Como acontece isso” para aprender como era o mundo. E quando somos adolescentes, nossas principais perguntas é ”Porque não isso?” ”Porque sim?” ”Porque não fazer tal coisa?” e começamos afinal a confrontar o que foi dito por nossos pais. 

A solidão na adolescência é outro fato muito comum, porque a gente sempre acha que os nossos problemas não são iguais aos dos outros. Só que no fundo é tudo igual, é tudo parecido, porque todos os adolescentes passam pelas mesmas crises. Principalmente com a família, logo quando eles recebem a notícia de que aquela criança do passado foi embora e agora se formou uma nova personalidade, um adolescente.

A gente tem uma falta de controle sobre as coisas enorme, porque a agente não tem poder aquisitivo para controlar nossa vida. Poder de tomar decisão porque nossos pais querem decidir as coisas para gente. E na adolescência é quando queremos decidir tudo em nossa vida. As vezes temos maturidade pra decidir que filme vamos assistir no cinema, mas não temos o suficiente para determinar qual caminho é melhor para nós. E por causa das decisões de nossos pais, a gente se sente submisso. 

E é um tipo de solidão porque a gente vê na Tv ou nos filmes e seriados, os casais sendo felizes para sempre, andando por aí, ou a banda de rock/outro estilo que fuma ou faz coisas que você curte. E você fica, ”será que eu vou encontrar meu feliz para sempre”. Adolescente tem medo de tudo. A gente tem medo de ficar sozinho, de se declarar, tem medo de se envolver nas drogas, tem medo de perder o celular  e só de pensar nisso tudo a gente já pensa em voltar pra nossa bolha. 

A nossa cabeça é algo que trava a gente as vezes, pois nossos cérebros são movidos por processos químicos e quando temos muitos hormônios a gente fica com um tipo de overdose.  E é justamente por isso que a gente acha que nada vai ter fim. Mas calma, que isso passa, ou pelo menos eu acho que passa. O lado bom da intensidade adolescente, é que os momentos bons, são extremamente bons e são momentos que você não vai esquecer na fase adulta por causa de suas emoções elevadas. 

Adolescência é apertar fundo no acelerador e viver tudo ao mesmo tempo. Então aproveite, porque adolescência marca para sempre. E por mais que você ache que isso é a pior fase, acredite que não é. Viva intensamente.

assinaturadepost

Anúncios

9 comentários sobre “O que é ser adolescente ?

    • Obrigada, e pode acreditar entendo você. Ainda sou adolescente, mas vejo inumeras coisas que eu deveria dar mais atenção. A cobrança dos pais é sempre o nosso maior problema. Beijão

      Curtir

Esse blog AMA COMENTÁRIOS! :D

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s