Dica para blogueiras: 5 tipos de posts que não geram interesse

posts-que-não-geram-interesse

Sei que dei uma parada de publicar e produzir posts dessa categoria, mas devido á minha observação em relação aos blogs que me mandam perguntas e e-mails sobre essa categoria do blog, eu resolvi voltar a produzir esse tipo de post e claro ajudar vocês leitoras que também são blogueiras.

Sabe aquele tipo de post que você faz e nunca recebe nenhum clique ou então você percebe que no dia que você produziu ele ninguém entrou no blog? Deu mal? Então vem comigo, vou te contar quais posts você deve evitar no seu blog. Lembrando que eu me baseio nos dados de e-mails de blogueiras que recebo diariamente.

Post: Produtos de beleza/moda caríssimos 

Galera, indicar produtos caros que nem todo mundo tem condições de comprar não rola! As pessoas querem descobrir produtos baratos e que sejam eficientes tanto quanto os produtos caros. Indicar marcas caríssimas não vai fazer seu blog famoso nem servir de referência pra ninguém. 

Se uma leitora encontra uma amiga que quer saber produtos pra cachos que sejam legais, ela vai indicar o blog que fala sobre um produto bom e barato ou o produto bom e caro? Acreditem, as pessoas se preocupam nos preços!

Além de ler o seu post uma das ações do leitor é seguir a sua dica e compartilhar (é dessa ação que seu blog cresce), e se você indica um produto que seu leitor vai amanhã na farmácia comprar é ponto pra você e ponto pra empresa, vai que rola uma parceria entre você e a loja?!

Post: Ctrl C Ctrl V

Esse tipo de post todo mundo sabe fazer, porém, ele é crime! Sim, copiar algo de alguém e publicar dizendo ser de sua autoria se chama plágio e pode de dar problemas. Primeiro que a leitora percebe logo de cara e dá sujo pra você, porque se alguém copiar um trecho do ”seu” post e por na aba de pesquisa no Google ele de cara entrega os outros sites que tem o mesmo post que o seu blog tem e com o mesmo conteúdo e as mesmas palavras.

Mudar algumas palavras ou até mesmo as imagens não vai fazer o post copiado ser ”menos copiado”. É até pior você tentar mudar poucos detalhes, porque se você fizer isso além de saberem que você copiou, vão saber que você tentou disfarçar e que você está ciente do que está fazendo. Galera, não rola!

Post: Cantor/Cantora X

Se seu blog é pessoal, beleza fazer um post todinho sobre o cantor/cantora que você admira, mas se seu blog é um blog social e pouco pessoal isso pode afastar seus leitores ou gerar comentários negativos. Por exemplo, você tem um blog super antenado que tem um conteúdo legal que atrai todas as tribos (rockeiros, indies, hipsters…) e do nada você publica um post falando/elogiando e dando mil e um motivos pra gostar de fulaninha, as pessoas (seus leitores) que não curtem ela podem comentar coisas ruins no post e até pegar uma impressão (verdadeira ou não) de você bem negativa e de cara te julgar.

Claro, na Internet muitas pessoas vão curtir e outras não, é por essa razão que alguns blogueiros dispensam assuntos que geram uma certa ”polêmica” por medo de dar mal impressão aos novos leitores e de suas opiniões serem rejeitadas. Não estou dizendo pra você deixar de publicar o que gosta no seu blog, apenas para que se o seu objetivo é expandir conteúdo e alcançar vários tipos de público de várias tribos, tente moderar isso e deixe sempre claro que aquele post é a sua opinião.

Post: ”Enche Linguiça”

Ele passa pro seu leitor a imagem de um ”post enche linguiça”, isso mesmo, aquele post que todo blogueiro faz só pra não deixar o blog desatualizado, mas que no fim das contas ele fica ”desatualizado” porque ninguém deu a mínima e nem vai dar pra um post super mal feito.

A melhor dica pra blogueiros sobre produção de conteúdo é: Se for pra atualizar só por atualizar é melhor nem fazer o post, pois o leitor nota que você o fez com mal gosto ou que o post é só pra tapar o sol com a peneira (risos). Ou então se você não tiver nenhuma ideia de post para aquele dia ou aquela semana (acontece muito esse tal de bloqueio criativo), simplesmente não poste e foque em outras áreas do blog como por exemplo: mudar o layout, criar um espaço do leitor, criar um canal no Youtube… Mas jamais faça algo com mal gosto, sem vontade ou raiva. 

Eu por exemplo quando estou fazendo um post e de repente um link não dá certo, ou a imagem fica pixelada umas mil vezes e eu não consigo consertar, e começo a ficar irritada com a situação, eu paro o post e deixo pro dia seguinte ou pra terminar horas depois. Assim, quando eu estiver mais calma ele vai fluir normalmente. Já com raiva até o meu jeito de falar com vocês, responder comentários e e-mails ficaria muito mais difícil e ignorante. 

Post: Falar sobre algo que você não entende

Sabe aquele post que você não sabe muito sobre o assunto, que você não se interessa tanto ou que você não estudou o assunto antes de produzir algo e você faz um post mesmo assim com todas essas dificuldades sobre ele?! Dá pra perceber o quanto ficou ”forçado”? Então, vai lá, deleta ele, estuda o assunto e faz outro. Procura saber curiosidades e dicas que ninguém disse ainda ou contou ainda, o truque é usar a criatividade! 

Eu por exemplo, não sabia muito sobre unhas quando comecei a categoria, e todo mundo (eu também) viu que estava forçado. Então, fui atrás de uma colaboradora pro blog que amasse unhas e o universo das Nail Arts, mas infelizmente ela não pode me ajudar. Então, como não sou de esperar por ninguém, fiz a maratona com minhas próprias pernas e decidi começar a estudar o assunto e tentar oferecer um conteúdo bom e que eu realmente tivesse propriedade para falar dele. 

Gente se vocês gostaram do post e acharam ele realmente interessante, curtam (opção disponível apenas para blogs) compartilhem com outros blogueiros e comentem a opinião de vocês!

post-por

 

Anúncios

5 comentários sobre “Dica para blogueiras: 5 tipos de posts que não geram interesse

  1. Pingback: Dica para blogueiras: Bloqueio criativo? | Fashion No Rules

  2. Li tudo e concordo completamente em tudo o que você disse! Estou no começo do meu blog, mas estou adorando escrever e gosto de tomar o meu tempo, e falar do que realmente tenho paixão e algum conhecimento hehe
    Gostei muito do seu blog e a maneira que você escreve, parabéns!!! Continue o bom trabalho! ❤
    Beeijos! E já estou seguindo seu blog!

    http://www.larissaota.wordpress.com

    Curtir

  3. Concordo com absolutamente tudo que você disse na postagem, principalmente com os itens: “Post Ctrl C + Ctrl V” “Post Enche Linguiça” e o item sobre falar o que você não entende.
    Na minha opinião, é preciso ter criatividade para ter um blog, e não adianta nada tentar ficar enrolando com postagens copiadas, postagens que não levam a lugar nenhum ou tentar falar sobre um assunto que você não conhece apenas porque aquela blogueira super famosa fala.
    Cada blogueira tem seu tempo para criar uma postagem, e se você não domina um assunto e quer falar sobre ele, a única coisa que pode ser feita é pesquisar. Além de você aprender mais sobre algo, te inspira muito para postagens futuras.
    Achei as dicas ótimas.
    Beijos.
    http://teenworld-teen.blogspot.com

    Curtir

Esse blog AMA COMENTÁRIOS! :D

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s