Fotografia: Como desfocar o fundo das fotos em 2 métodos

efeito-desfoque

Desde que comecei o blog e comecei a utilizar da fotografia para produzir conteúdo e claro ilustrar posts, sempre admirei fotos que utilizassem da ferramenta de desfoque. Em meu ponto de vista a fotografia com desfoque deixa a foto muito mais profissional e real (já que os olhos utilizam esse efeito de uma forma natural). Aproveitando esse clima fotográfico que está rolando nas redes sociais resolvi trazer um pequeno tutorial de como utilizar esse efeito de 2 formas simples.

No Photoshop

tutorial-1

O primeiro e o segundo passo é abrir a imagem que você escolheu no site da Photoshop. Desbloqueie o cadeado e duplique a layer (ctlr+J). Após desbloquear e duplicar a imagem/layer vá em ”Filtros” e escolha a opção ”Desfoque Gaussiano”.

tutorial-2 tutorial-3

Selecione a opção ”Desfoque Gaussiano” e escolha seu grau. Dependendo da quantidade de efeito sua foto pode ficar natural ou muito forçada, então tente não ultrapassar a intensidade de 20 graus. Logo após, você selecionará o objeto que ficará em foco na imagem e para isso deverá apagar o desfoque. Selecione a ferramenta borracha, escolha seu tamanho (prefira a opção suave) e apague o efeito de onde você quer focar. 

efeito-desfoque1

Logo depois o efeito será este: o fundo desfocado (se for o caso) e o objeto/pessoa em foco. Mas você poderá inverter o efeito, claro.

Na Câmera compacta/profissional

Em câmeras compactas: Para câmeras compactas eu indico que você use o zoom. Deixe a pessoa ou objeto de uma distância digna da câmera e utilize sempre o zoom. É importante também que você preencha o enquadramento com o assunto. Geralmente câmeras compactas ou semi profissionais contam com um pequeno retângulo no centro da câmera, basta deixar este retângulo focado no centro do objeto/pessoa e utilizar o zoom. Tcharã, você tem uma foto com fundo desfocado.

Em câmeras profissionais: 

  • Use o modo abertura (A)
  • ISO use 100 a 400 dias claros, e 800 pra dias nublados. 
  • Utilize sempre o macro para que o foco fique melhor
  • Se o caso for de uma câmera semi-profissional utilize ainda a ferramenta de zoom, mas tenha mãos firmes para não haver borrão na foto
  • Foque sempre nos olhos, pois é um ponto central. No caso de objetos, foque sempre o ”retângulo” no meio dos objetos.

Dicas

  • Esse efeito é causado por uma profundidade de campo curta. Além de mudar o tamanho e a abertura do diafragma (f/1.8-2.8), existem outros fatos que afetam a profundidade de campo, incluindo a distância focal das lentes e a distância do assunto.
  • Por causa dos tamanhos pequenos das lentes, a câmeras automáticas (point-and-shoot) têm dificuldade em alcançar esses resultados. É mais fácil escolher uma câmera analógica com filme de 35mm (ou maior), ou uma SRL digital, ou uma câmera de filmagem profissional, e equipar com as lentes descritas acima. Com algumas câmeras automáticas de bastante zoom(6x-12x), você ainda conseguirá um fundo desfocado. Aumente o zoom e configure a maior abertura possível.
  • Baixe (em inglês) o guia de DOF (Depth of Field – profundidade de campo) e selecione a abertura adequada para a distância do assunto e o fundo. Idealmente, o assunto estará diretamente na terceira linha (distância de foco atual).  – Wiki How-

Aprenderam? Deixem suas dúvidas e sugestões para próximos posts abaixo!

post-por

 

Anúncios

8 comentários sobre “Fotografia: Como desfocar o fundo das fotos em 2 métodos

  1. A técnica do Photoshop é ótima, e se você souber usar direitinho, sem exagerar, fica até mais profissional do que com uma câmera compacta e serve para qualquer tipo de foto, independentemente do aparelho que foi utilizado.
    Também uso outros editores para ter esse efeito, mas o Photoshop realmente é o melhor.
    Ótima postagem.
    Beijos.
    http://teenworld-teen.blogspot.com

    Curtir

  2. Uma coisa que eu aprendi com as câmeras compactas e usar o foco automático delas ao meu favor… Sabe quando você segura o botão para focar e ele congela? Então, eu foco em algo mais perto primeiro, depois é só você mover a câmera para a posicionamento que você quer! Não dá o melhor resultado de todos mas ainda muito bom pra uma câmera compacta!
    Eu vou testar depois a técnica do Photoshop!

    Curtir

Esse blog AMA COMENTÁRIOS! :D

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s