Dicas para blogueiras: Como criar um blog?!

como-criar-um-blog

Esse post foi pedido de uma leitora do blog e ele é uma prova de que sempre atendo ao pedido de vocês! Depois de tanto tempo sem atualizar essa categoria aqui no blog, hoje eu trago uma das perguntas mais feitas nos comentários, conversas pessoais e e-mails: Como criar um blog? Bom, hoje teremos uma explicação básica para que você aí do outro lado tome uma iniciativa!

abase

Para começar um blog é necessário escolher primeiro a base, ou seja, WordPress ou Blogger?! 

Bom eu uso o WordPress e o amo! Ele é muito bom, deixa o blog com carinha de profissional, os layouts são disponíveis gratuitamente e as ferramentas são um pouco complicadas mas fazem a diferença e deixam seu blog similar aos blogs famosos. Seus pontos negativos estão na área administrativa onde nascem os posts, regula os comentários, observa as visualizações, muda o layout, controla a mídia, os links e etc, pois ela é um pouco complexa para quem está começando agora. Porém se você quer começar logo com uma boa imagem e um blog com carinha de bem cuidado, vale apena começar no WordPress. 

– Aprenda como usá-lo aqui.

Já o Blogspot é mais simples em tudo! Em ferramentas, layout, parte administrativa e etc. Seus pontos negativos são a cara do blog e a falta de algo profissional, afinal até os layouts você precisa baixá-los, mas com o tempo você blogueiro pode inverter tudo isso.

♥ Escolha o nome!

Criar o nome é criar sua identidade fixa. Eu criei o Fashion No Rules por diversos motivos e depois até quis mudar o nome, porque de cara as pessoas pensam em moda, mas o blog não fala apenas sobe moda, mas aí criei minha identidade aparecei com esse nome em muitos lugares e não pude mais mudar.

Dicas:

  • Não copie ninguém, todos sabem da existência do blog da fulana 
  • Escolha algo que tenha sua personalidade
  • Prefira em português, acredite, eu sofro por não saberem a pronúncia de ”Rules”

Crie um layout

Você pode optar pelos prontos ou fazer um, mas saiba que o preço de tudo é a partir de 1.000 mil reais, mas isso depende muito do programador e da quantidade de coisas que você vai exigir no seu blog. 

Ou faça como eu que tenho um amigo ilustrador e ele que produz as ilustras do meu blog, ou use um layout simples e faça seu cabeçalho no Photoshop, Photoscape, Pic Monkey… 

Crie conteúdo!

Os primeiro passo para criar conteúdo e criar as categorias. Você precisa primeiro escolher sobre o que vai falar em seu blog, mas não se prenda á 1 assunto apenas, pois isso mais tarde pode gerar bloqueio criativo e blog desatualizado. 

Por hoje é isso, nos próximos posts teremos continuação!

post-por

Anúncios

10 comentários sobre “Dicas para blogueiras: Como criar um blog?!

  1. Pingback: Dicas para blogueiras: Como comprar um domínio? | Fashion No Rules

  2. Apesar de toda a gente considerar o wp mais complicado do que o blogger eu senti o contrário, nunca consegui funcionar com nada do blogger, acho o wp mais fácil.
    Mas o wp é muito limitado no que toca a layout, porque os free não dão para alterar quase nada. Enquanto no blogger podes fazer qualquer coisa com o layout free, tudo pode ser alterado (e pode ficar bem profissional – há a opção de fazeres tu o layout como gostas).
    Wp, blogeer, wix, sapo,…? Há várias alternativas. 😀 (embora estejam inferiores a estas duas)

    Beijocas*

    Curtir

  3. Também aconselho começar pelo WordPress. Comecei por ele e não me arrependo. O blog fica total profissional e depois que pega o jeito não precisa mais ter medo!

    Fala também sobre a escrita, hoje em dia vemos tantos blogs com erros de português simples, mas que doem a alma!

    Beijo
    http://www.belezurasetravessuras.com

    Curtir

Esse blog AMA COMENTÁRIOS! :D

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s