Dicas para blogueiras: 7 coisas que seu blog NÃO deve ter

coisas-blogs (1)

Todo mundo em início de blog toma alguns escorregões, e isso é bem normal, afinal é seu primeiro contato com o mundo da blogsfera e você já deve ter pesquisado por aí muitas dicas para blogueiras iniciantes, e deve ter encontrado de tudo. Mas você aí sabe quais as 7 coisas que seu blog não deve ter? Se não, vem comigo!

 1. Layouts que não são compatíveis

Gente por favor, compatibilidade é uma das coisas primordiais pra se ter uma página da Internet. Afinal, se você quiser gerar um bom conteúdo e ter seu público é necessário estar disponível para todos os servidores. Então, pense duas vezes antes de investir naqueles layouts prontos (que baixam no Google) mas que só funcionam no Internet Explorer.

 2. Pop-ups que pulam 

Não é proibido usar pop-up, mas deve-se usar esse recurso sabiamente. Muita gente até bloqueia pop-ups no navegador, pois ninguém merece estar no seu blog e do nada pula um link na cara do leitor sobre emagrecimento, produtos eróticos, dietas milagrosas ou até uma caixa do Facebook que só permite acesso ao blog se você curtir a fã-page. Amiga, assim não tem como te defender.

 3Música Automática

Por favor, não. Nesse momento, eu tenho 14 abas abertas no meu Chrome e se eu abro um site ou blog que contenha música eu fico desesperada procurando a aba do capeta (sim é assim que as pessoas se referem) pra acabar logo com meu stress. Então amiga blogueira, se seu blog tem música automática, desativa vai! Sabe o que fica legal? Faz uma playlist e deixa disponível ali do lado, quem quiser saber suas músicas preferidas, dá o play!

 4. Imagens bugadas

Se você não possui uma imagem de qualidade boa e bem definida, então deixe seu post sem imagens. Mas imagens de baixa qualidade, com pixels bugados, não rola. Pior ainda é quando tem uma imagem deitada e logo em seguida uma em pé de larguras e alturas diferentes. Gente, aqui no WordPress uso o tamanho 700 de largura e 500 de altura, e quando quero uma imagem maior, permaneço com a largura e vario na altura. 

nãoesim

 5. Ausência de busca interna

Se seu layout não possui uma busca, então insira uma já! Muitas vezes eu vou no blog de alguém procurar sobre um tema ou post específico – e a busca facilita muito esse processo. Já pensou ficar voltando 10 páginas? Eu desisto antes mesmo de começar.

Tendo em vista que as pessoas desistem do conteúdo ao não encontrá-lo de forma fácil, o sistema de buscas permite com que o seu blog tenha mais visitação em posts antigos. E seu leitor sai feliz por achar o que procurou! 

 6. As cores do seu blog influenciam e M-U-I-T-O!

Fundo preto não é recomendado para blogs pessoais ou com muito texto, pois cansa a vista no momento da leitura. Fundo vermelho é muita informação assim como a maioria das cores fortes. Lógico que não é proibido, principalmente se usar uma fonte branca ou cinza, que não cansa tanto. Agora, um fundo preto com fonte amarela dá dor de cabeça – e isso faz com que as pessoas desistam do seu blog. Tome muito cuidado com cores fortes, contrastes, fontes muito pequenas e todos esses detalhes que podem dificultar a leitura e a navegação no seu blog. Se você gosta de cores fortes, opte por usá-las em pontos chaves no layout e não nele todo 😀

 7. Seu conteúdo é monótono 

Eu não tenho nada contra textos. Adoro blogs com muito texto, sempre me identifico com o blogueiro. Mas blocos de texto com 5 parágrafos longos, eu já nem leio. Pra que você não perca algum leitor, é bom sempre intercalar entre imagens e textos, e mesmo usando a dica, por favor 2 parágrafos por intervalo de foto já é ótimo. Nos posts de crônicas daqui do blog adoro colocar uma imagem pra iniciar o texto, e quando exagero na quantidade de texto, ponho uma imagem intercalando.

Alerta erro master: Ortografia

*Decidi não incluí-lo no top 7 porque é uma dica fundamental em qualquer post da série neste blog

Qualquer blogueira do mundo na hora de dar dicas valiosas mencionam a ortografia. É que, pra mim, ortografia correta é um requisito básico e obrigatório – não apenas para escritores ou blogueiros, mas para todo mundo nessa vida. E pra você que tá com mimimi, existe uma grande diferença em abreviações e escrever de forma incorreta, certo amigo?!

Pintou dúvida no meio do post? Dá uma pesquisadinha – eu sei muito bem que a gente vive tendo branco. Outro erro – que eu cometo bastante – é a revisão. Deixo passar muitos errinhos bobos de digitação, como a troca de letras ou palavras unidas, por exemplo e por esta razão as crônicas e alguns posts do blog passam pela correção do Word antes de serem publicadas.

Gostou do post? Comenta aí sua opinião e quem sabe outra dica, se ajudando a gente chega lá!

post-por

Anúncios

26 comentários sobre “Dicas para blogueiras: 7 coisas que seu blog NÃO deve ter

  1. Pingback: Dicas para blogueiras: 7 coisas que seu blog NÃO deve ter | Cris Vorselen

  2. Haha curti as dicas!
    Algumas não concordo muito porque, é claro, cada um tem seus gostos. Esse lance da foto, existem umas que realmente ficam feias quando muito diferentes, mas não acho que deva ser uma “regra” esse lance de fotos do mesmo tamanho, isso é mais “toc” mesmo hahaha lol
    E isso de posts longos. Eu mesma adoro ler posts longos 😉 a pessoa tem que escrever o que tiver vontade, e haverá pessoas que irão gostar do conteúdo e outras não, mas apesar de tudo, acho que a gente deve escrever não só o que pode agradar aos outros, mas o que agrada você que está escrevendo, também! Hahaha
    Espero que entenda, não tô criticando, mt pelo contrario, estou só colocando meu ponto de vista haha adorei o post como um todo, mt bom pra quem ta começando e quer se informar mais xD
    Beijinho :*

    Curtir

    • Entendo sim flor, e obrigada pelo comentário, adoro comentários que realmente me passam alguma mensagem em vez de ”adorei o post”. Concordo parcialmente com a ideia do ”toc” para a ”regra” das imagens, mas acho que essas dicas forma muito mais pra quem monetizar o blog, então são válidas. Beijos, e mais uma vez obrigada!

      Curtido por 1 pessoa

Esse blog AMA COMENTÁRIOS! :D

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s